terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Constância e Determinação

 

Olá! Como o tempo não para, lá se vão vinte e três dias do mês de janeiro deste ano que, há pouco, era tão comemorado e tão esperado como “novinho”, com todas as páginas em branco a serem preenchidas. Mas, a primeira página do calendário de mesa está prestes a ser virada, faltando nove dias para tal.

Por aqui, a vida em tempos de aposentada segue em ritmo diferente, porém não com menos atividades do que antes. Sim, porque os cuidados com a saúde foram acrescidos a rotina e os exercícios físicos ganharam um lugar na agenda diária e que antes eram esporádicos: as longas caminhadas, os alongamentos duas vezes por semana, o elíptico (aparelho adquirido nesta nova fase) e os exercícios localizados; agora são planejados de forma a proporcionar mais qualidade de vida e para tentar envelhecer com mais saúde. Se, na juventude a magreza e as “saboneteiras” aparentes, apesar da comida farta, eram motivo de preocupação para alguns familiares, com o passar dos anos e já na menopausa, a máxima de comer cada vez menos e mexer o corpo cada vez mais, deve ser seguida para que se reduza alguns malefícios que o sedentarismo e o sobrepeso podem trazer como a hipertensão, por exemplo. 

Quanto a escrita, a dificuldade para manter a constância é o maior desafio. Conforme anunciei na postagem anterior (https://www.blogger.com/blog/post/edit/preview/3417282759616065281/1160832807174223267), achar que você tem todo o tempo do mundo para escrever pode ser um grande engodo. Ao me propor reativar este blog, por exemplo, previ fazer publicações quinzenais. Quase falhei! Talvez por conta de estar com outros dois projetos concomitantes: um sobre trovas e o outro, o quarto romance, em reta final de elaboração. Confesso que me atrapalhei com o prazo. Compreendo agora que, além da constância é necessário ter determinação para com os compromissos assumidos.

Outrossim, dividir o tempo com os cuidados com a casa, incluindo a nova paixão pela jardinagem e atividades do tipo “faça você mesmo”:  pequenos reparos nas roupas, fazer um ou outro artesanato, pintar as próprias unhas, entre outras, consomem outra fatia do dia. Cabe destacar ainda que, conferir as promoções no supermercado (também), porque ser aposentada é esperar o produto entrar em oferta para poder comprá-lo, virou mais uma tarefa corriqueira, mas isto é assunto para uma outra postagem. Até lá!

 

Maria Cristina de Oliveira

Um comentário:

  1. O Blog, o Romance, o projeto das trovas e vc ainda diz que não tem tempo para escrever? Eu, sei, eu sei tantos afazeres fora esses, mas estes estão inseridos e não tem com não fazê-los, porque eu te conheço, conheço essa fera. Siga em frente, adorei seu blog.

    ResponderExcluir

Poema para as mães

  Mãe, tão pura e doce flor, teu amor é um céu sem fim. És, ao teu lado onde eu for, porto seguro pra mim!   Valente no teu labor,...