terça-feira, 29 de outubro de 2024

Infância, docência e serviço público

 

Olá! O mês de outubro está terminando... Considero um momento oportuno para refletirmos sobre temas importantes para a nossa sociedade: a infância, a docência e o serviço público.

Primeiramente, iniciarei falando do serviço público e quero parabenizar os servidores públicos pelo seu dia 28 de outubro. Parabéns aos colegas que prezam pela qualidade dos serviços prestados e pelo bom atendimento à população. Servir ao munícipe, diariamente, para atender às necessidades mais essenciais, nos deixa orgulhosos da carreira escolhida.

Mas nem tudo são flores, e infelizmente não temos muito a comemorar. A falta de valorização e reconhecimento desse coletivo é alarmante, a começar pelos líderes do Executivo e, muitas vezes, pela própria população. Em tempos de crise, muitas vezes, os servidores são os primeiros a ser criticados. É crucial que a sociedade reforce a importância do serviço público. Isso envolve não apenas melhores salários, mas também condições adequadas de trabalho.

Estendo esta bandeira da valorização aos profissionais que se dedicam à docência. Muitos educadores estão em salas de aula sem a perspectiva de um futuro digno da beleza da profissão. Muitos trabalham em condições precárias, com salários baixos e falta de reconhecimento. Essa estagnação impacta não apenas os professores, mas também os alunos e a qualidade da educação que é ofertada. Investir em educação, oferecendo formação continuada e condições dignas de trabalho aos trabalhadores da educação, é condição mais do que necessária para um país próspero e soberano.

Ainda sobre o aspecto da qualidade em educação, não podemos esquecer das nossas crianças, pois a infância é um período crítico na formação do indivíduo e, consequentemente, da sociedade. É durante esses anos que valores, habilidades e identidades são construídos. Afinal, lugar de criança é na escola.

Contudo, muitas crianças ainda enfrentam condições adversas que comprometem seu desenvolvimento pleno. A falta de acesso à educação, saúde e ambientes seguros limita as oportunidades futuras. Assim, é fundamental que a sociedade, junto com o governo, invista em políticas públicas que garantam direitos e dignidade a todas as crianças, promovendo um futuro mais justo e igualitário.

Diante desses pontos, é evidente que a infância, a docência e o serviço público estão interligados e são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e próspera. Valorizar cada um desses elementos é um dever coletivo que exige comprometimento e ação de todos nós.

Até a próxima!

Maria Cristina de Oliveira

4 comentários:

  1. Valorizar os professores, que inspiram a infância, isso ai Cris. Parabéns

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  2. São pontos que realmente precisam de reflexões.
    Serem valorizado e reconhecidos seus valores.

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  3. Este texto vem de encontro a um texto que acabei de ler sobre políticos, poder executivo, ministros e o cumprimento das leis. Nossa Constituição é maravilhosa, com valores e principios nobres e edificantes, mas é muitas vezes , é manipulada de acordo com o interesse da suprema corte. Veja o ECA, que preconiza educação de qualidade, proteção a infância, etc... é cumprido? A valorização do magistério e uma educação de qualidade estão relacionadas, mas falta comprometimento dos governos. Temos bons exemplos, como na Coreia e Finlândia que saíram da pobreza investindo em educação . O professor nestes países tem o mais alto respeito pela coletividade. Podemos fazer igual? Sim, com engajamento dos governos e população. Vamos manter a esperança, um dia acontece, espero! Roberta

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  4. Concordo com seu texto, pois se dermos atenção à educação e aos educadores isso irá refletir nas mentes em formação, que serão o futuro. Investir nessa área é essencial. Abraço.

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