terça-feira, 30 de julho de 2024

Alergias e o clima

 

Após um período sem escrever, justifico que a alergia, seguida de crises asmáticas, me deixou um pouco distante de “tecer” as palavras, pois a falta de saúde não me permitiu fazê-lo. Embora as crises foram desencadeadas no final de maio e início de junho, somente em meados do mês julho consegui estar bem melhor e apenas agora consegui trazer esta nova publicação.

Reclamações à parte, questões relacionadas a saúde estão muito em evidência devido as mudanças em nosso clima: ora chove demais, tem dengue e outros problemas relacionados; ora chove de menos, como é o momento atual em nossa região, pois estamos com baixa umidade do ar e as chuvas estão mais escassas este ano. Há algo muito errado com o nosso clima!

Enfim, os eventos climáticos têm trazido grandes impactos: chuvas apocalípticas no Rio Grande do Sul, secas extremas no Pantanal e na Amazônia, inundações recordes em países da Ásia e da Europa, ondas de calor mortíferas nos quatro cantos do mundo. Algo urgente precisa ser feito imediatamente!

Nem todo mundo entende, porém, que por trás desse fenômeno alarmante está a mão do homem. Várias décadas de estudos e medições demonstram, sem dúvida, que a causa do aquecimento global são os gases do efeito estufa emitidos por seres humanos, a maior parte deles provenientes da queima de petróleo e seus derivados.

Por aqui, porém, as principais fontes de poluição não provêm totalmente, como nas outras grandes economias do mundo, de atividades industriais e da queima de combustíveis fósseis, mas do desmatamento. É comprovado que a floresta derrubada libera na atmosfera todo o carbono armazenado na madeira, nas folhas e nas raízes, quando é queimada ou apodrece sobre o solo.

Na atividade pecuária, tão importante para o agronegócio, é preciso ter um olhar atento, pois, sem o manejo adequado, pode haver um relevante indutor do desmatamento, principalmente na Amazônia. Destaque para a digestão dos ruminantes e o metano que pode ser um dos gases que mais potencializam o efeito estufa.

Nesta problemática temos que a circunstância apresentada confere ao Brasil uma vantagem comparativa no necessário e inadiável esforço mundial de redução das emissões, pois basta acabar com o desmatamento e conferir as ações positivas de zerá-las.

Conscientizações à parte, o mais importante é que cada um faça seu papel de cidadão do “mundo” praticando atitudes sustentáveis. Mas este é um assunto para a nossa próxima publicação.  Espero poder continuar contando com a sua leitura, seu apoio e seus comentários.

Gratidão! Até a próxima!

Maria Cristina de Oliveira


15 comentários:

  1. Excelentes e importantes reflexões, Cris. Que fique com a saúde restabelecida!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, parabéns. Será necessário que cada ser humano faça o melhor que puder para melhorar o ar vital para todos. Parabéns 👏

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo! O pouco que fizermos, já é suficiente, para que a natureza, nos responda, em qualidade de vida. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Concordo, Cris, o Brasil pode mudar seu cenario e cada um precisa fazer sua parte. Importante reflexão.

    ResponderExcluir
  5. Linda reflexão..A natureza é o ar que respiramos cada um precisa fazer a sua parte

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto e incrível encadear de ideias! Seu nome é espetacular, M. K. Oliver!!! Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  7. Que bom que melhorou! Alergias respiratórias são difíceis. Eu e o Mateus também ficamos ruins, não igual você, mas é uma coisa que nunca aconteceu com o Mateus. Minha sinusite somente agora, depois de mais de um mês, posso dizer que melhorou.

    ResponderExcluir
  8. A respeito do clima, realmente, é algo preocupante. E infelizmente, ainda vejo pessoas não fazendo o básico, como separar o lixo reciclável. Nosso planeta pede socorro e isso está claro, mas só vê quem tem olhos de enxergar.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde amiga!! Parabéns!! Sucesso. Deus abençoe bjs no❤️ Rita Galeti

    ResponderExcluir
  10. ELISABETE SANTANA VIANA2 de agosto de 2024 às 06:30

    Showwww Cris! ❤️👏👏

    ResponderExcluir
  11. Como sempre arrasa nas reflexões...👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

    ResponderExcluir
  12. Melhoras Cris, realmemnte e preciso preservar a natureza,mas é aterrorizador saber que foi comprovado que os incêndios no Pantanal, é proposital.
    Que a força maior da natureza, que apredendo chamar" Deus", nos proteja!
    Sarah Passarella

    ResponderExcluir
  13. Muito válidas todas as suas reflexões. Se todos levassem a sério a preservação do Planeta, outra seria a situação mundial. Flavia

    ResponderExcluir

É preciso respirar

Deve ter gente perguntando o porquê de tanto silêncio diante de tantos acontecimentos recentes. A resposta: momento para introspecção e refl...