quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Dengue e mais assuntos

Olá! Com tantos fatos ocorridos nos últimos dias ficou difícil decidir quais entrariam nesta postagem. Mas uma delas não poderia ficar de fora: a dengue. Tive dengue há uns anos e realmente é uma doença bem debilitante. Lembro-me bem das juntas doloridas e inchadas, da dor atrás dos olhos, das manchas avermelhadas, ainda bem que não tive outros sintomas. Havia começado a escrever quando recebi a notícia de que meu irmão Ademir está com dengue e ficou muito mal: deu vômito, fraqueza, falta de apetite, além dos demais mal-estares. A doença não é brincadeira e a epidemia de dengue está assolando o nosso país. Por isso é tão importante unirmos forças para acabar com o mosquito transmissor, eliminando definitivamente os possíveis criadouros.

Mudando para um assunto mais leve, mas não menos importante, tenho lido vários artigos falando sobre a Inteligência Artificial (IA) e a sua aplicabilidade nas tarefas profissionais, acadêmicas e literárias. No Brasil a IA ainda é assunto recente e muitos a desconhecem. Os benefícios, de acordo com a própria IA, a saber:

1. Eficiência e Produtividade (capacidade de automatizar tarefas repetitivas e demoradas, liberando os profissionais para se concentrarem em atividades mais complexas e criativas); 2. Tomada de Decisão Aprimorada (analisar grandes volumes de dados e identificar padrões que os humanos podem perder); 3. Personalização e Recomendações (empresas como Amazon, Netflix e Spotify usam IA para oferecer recomendações personalizadas aos usuários com base em seus comportamentos anteriores); 4. Inovação e Criatividade: Embora a IA seja frequentemente associada a automação e análise de dados, também pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar a criatividade e a inovação. 5. Avanços na Saúde (diagnosticar doenças, personalizar tratamentos e até mesmo prever epidemias. 6. Aprendizado Contínuo (uma das características mais poderosas da IA é sua capacidade de aprender e melhorar com o tempo 7. Redução de Viés e Discriminação: (algoritmos podem ser projetados para tomar decisões de forma imparcial e equitativa, ajudando a promover a justiça social.

Como fã dos avanços tecnológicos, acredito que a IA chegou para auxiliar e transformar positivamente uma ampla gama de setores, impulsionando a eficiência, a inovação e a qualidade de vida. No entanto, é importante que seu desenvolvimento e implementação sejam feitos de forma ética e responsável, levando em consideração questões de transparência, privacidade e segurança.

Outro assunto que tenho lido bastante a respeito trata-se da educação financeira. Segundo a Serasa Experian mais de 70 milhões de brasileiros estão com dívidas em atraso. Entender a questão dos juros, juros compostos, quais as melhores maneiras de começar a saldar as dívidas, ajuda muito. O livro Me Poupe, da Nathália Arcuri (disponível na Amazon) pode ser um divisor de águas até para entender onde e como aplicar melhor o dinheiro e não cair em determinadas armadilhas do mercado financeiro. Fica a dica! Até a próxima.  

Maria Cristina de Oliveira

6 comentários:

  1. Muito interessante e educativo a postagem, como sempre.
    Como a prevenção contra dengue é responsabilidade de todos a prefiro comentar a IA
    Não há a menor dúvida das infinitas utilidades da IA na vida das pessoas e instituições, porém, nem todos usam com ética os avanços tecnológicos e a IA pode nos apresentar o irreal como uma realidade e, por ex. criar imagens de pessoas reais, como se estivessem dizendo uma narrativa que jamais diriam, com o som da voz dessa pessoa e isso pode iludir e prejudicar milhares pessoas e instituição. Já não podemos mais acreditar no que estamos vendo, como acontece quando abro meu extrato bancário que mas que ao contrário, parece irreal. Preciso urgentemente buscar O livro Me Poupe, da Nathália Arcuri!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por nos trazer tópicos tão importantes. A dengue realmente é um problema real e rotineiro, seu controle é difícil por N motivos que já sabemos. O que nos resta fazer é cuidar dos nossos e cobrar políticas de prevenção.
    A IA já é realidade para mim no meu trabalho com a edição de fotos, me ajuda bastante, porém também me deixa apreensiva. Notei que a criação de imagens com IA para stock já é uma realidade e que os fotógrafos desta área podem perder seus empregos se não se modernizarem.
    Já a educação financeira é algo que venho pensando por anos e que hoje mais do que nunca percebo como pode fazer falta. Saber lidar com dinheiro é algo tão importante e que estará na vida de todos um dia, então assim, acho que poderia ser algo até ensinado nas escolas, mas aí já seria ainda outra discussão. Recentemente comecei a investir e procurar entender mais sobre investimento, algo que já deveria ter feito há uns bons anos atrás na época de início da criptomoeda, se é que me entende... Mas agora o que me resta, é correr atrás do tempo perdido.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! IA é tema de artigo que enviei para o Correio Popular.

    ResponderExcluir

Poema para as mães

  Mãe, tão pura e doce flor, teu amor é um céu sem fim. És, ao teu lado onde eu for, porto seguro pra mim!   Valente no teu labor,...